prioridades

UFSM disponibiliza formulário para coletar demandas da cidade

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)

Com o objetivo de identificar as demandas das comunidades nas quais está inserida, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) disponibilizou um formulário que pode ser acessado via internet para preenchimento das prioridades. Os dados serão utilizados como referência para o desenvolvimento de novos projetos de extensão - que permitem à universidade estender à sociedade os conhecimentos gerados por meio do ensino e da pesquisa.

A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, integra o Fórum Regional Permanente de Extensão, que é aberto a toda comunidade. As ações decorrem a partir de dois eixos fundamentais: a plataforma de coleta, disponível na internet, e as edições do Fórum, realizadas nas cidades onde a UFSM possui campus - Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul.

Crianças criam brinquedos gaúchos durante oficina em escolinha

Atualmente, a universidade mantém 1.333 ações de extensão em desenvolvimento, entre projetos, programas e cursos, atendendo cerca de 147 cidades no Rio Grande do Sul, além de municípios em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Segundo o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, a UFSM vem buscando estreitar cada vez mais os vínculos com a comunidade.

- Com o compromisso de atender as demandas, foi criado esse mecanismo para a coleta de dados, para o levantamento dessas necessidades. Dessa forma, é possível orientar a distribuição dos recursos na área de extensão - explica.

UFSM publica recomendações para racionamento de energia nos campi

ENVOLVIMENTO
Para isso, a participação da comunidade é fundamental. Além do formulário, também é possível participar do Fórum Permanente de Extensão, que terá sua segunda edição no mês de novembro nos quatro campi da UFSM.  

- É bem importante que a população possa vir a contribuir dentro desse processo de coleta de informação. A finalidade do Fórum é orientar a execução das ações de extensão para a comunidade. Ou seja, potencializar a utilização de recursos financeiros para atender as demandas apontadas pelos participantes - complementa o pró-reitor substituto de Extensão, Rudiney Soares Pereira.

SAIBA MAIS
Eixos temáticos  

  • Comunicação
  • Cultura
  • Direitos humanos e justiça
  • Educação
  • Meio ambiente
  • Saúde
  • Tecnologia e produção
  • Trabalho

Como participar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ranking aponta UFSM como a 2ª melhor universidade pública do RS

Próximo

Crianças criam brinquedos gaúchos durante oficina em escolinha

Educação